Top Ad unit 728 × 90

News

recent

Vitalogy (1994) - Pearl Jam


Vitalogy é o 3º álbum de originais dos Pearl Jam, saiu em Novembro de 1994, as musicas foram na sua maioria escritas e gravadas durante intervalos da tour do álbum anterior da banda (Vs). O álbum surge numa das alturas mais conturbadas da banda, trocaram de baterista e tiveram uma serie de dificuldades nesta altura. Seria para ter outro nome, mas o Eddie encontrou o livro com este nome numa banda de garagem e decidiram usar o nome e tornar a embalagem numa espécie de livro com o cd e partes retiradas do mesmo.
Muita gente reconhecera o álbum por causa do mega hit "Betterman" mas para mim é muito mais que só essa musica.
Vitalogy, chegou a mim  numa altura difícil, a minha avó com quem eu tinha passado grande parte da minha infância tinha morrido, e sentia-me preso a dor e sem conseguir falar ou exteriorizar o sentimento que a perda dela tinha tido em mim.
Foi nessa altura que um dos meus primos que morava em França, e que sempre trazia ate mim musica nova, me ofereceu uma cassete pirata com o Vitalogy la dentro. Foi sem duvida um momento de viragem para mim na altura. Desde a primeira musica do álbum que senti que tinha alguém do outro lado a ouvir a minha raiva e a sentir a minha dor. Não consigo contar as vezes que ouvi a cassete naquele verão ou até nos anos que se seguiram a ele, mas posso garantir que foram muitas mesmo. Não era só o grito de revolta que as musicas mais aceleradas e cheias de riffs traziam, era também a compreensão, a saudade e um relembrar das coisas boas que musicas como "Immortality" e "Nothingman" me traziam. Acima de tudo, aquele álbum, mais do que alguém tinha conseguido, trouxe-me conforto e força através das faixas que o compunham.
Ainda hoje em dia passa muitas vezes pelos leitores cá de casa, e trás a memoria não só aquele momento triste que me ajudou a superar, mas também me faz lembrar de todos os momentos bons com a minha avó, do pão com marmelada caseira, dos passeios no campo enquanto guardava os animais, e do sorriso largo e generoso dela. A musica trás muito isso, não só o mau da dor da altura e da perda, mas também a partir de certo momento, o conforto desses bons momentos. Foi, e é um dos mais importantes álbuns que já ouvi, e continuará sempre a fazer parte da minha vida.


Vitalogy (Full Álbum)

  1. "Last Exit" – 2:54
  2. "Spin the Black Circle" – 2:48
  3. "Not for You" – 5:52
  4. "Tremor Christ" – 4:12
  5. "Nothingman" – 4:35
  6. "Whipping" – 2:35
  7. "Pry, To" – 1:03
  8. "Corduroy" – 4:37
  9. "Bugs" – 2:45
  10. "Satan´s Bed" – 3:31
  11. "Better Man" – 4:28
  12. "Aye Davanita" – 2:58
  13. "Immortality" – 5:28
  14. "Hey Foxymophandlemama, That's Me" – 7:40


Vitalogy (1994) - Pearl Jam Reviewed by Mikael Gonçalves on 3.3.14 Rating: 5

Sem comentários:

All Rights Reserved by Movimento Electrico © 2014 - 2015
Designed by JOJOThemes

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.