Top Ad unit 728 × 90

News

recent

Silence 4, muito mais que uma banda...


Devem existir muito poucas pessoas entre os 20/30/40 anos que não tenha ficado contagiada com a febre Silence 4 durante a década de 90. Foi um fenómeno de tal maneira forte e intenso que a própria banda desgastada com todo este frenesim a sua volta acaba por terminar por volta de finais de 2000, inícios de 2001.
Não, eu não faço parte dessa pequena percentagem que não foi atingida pela febre, eu fui um dos que foi mais afectado pelo grupo de David Fonseca, Sofia Lisboa e companhia, tive a sorte de ir a concertos e tenho ainda comigo cds, cassetes e um poster relativo a um concerto. Enquanto estou a escrever isto esta a passar na Radio o concerto de encerramento desta tour de comemoração e é impossível não sentir uma nostalgia e um aperto no coração forte. Ainda sei as letras todas de cor como a uns anos (largos) atrás quando eles apareceram a primeira vez no meu caminho. Passei horas infindáveis colado aos fones do meu pequeno walkman a ouvir a cassete com o "Silence Becomes It", durante anos a fio foram a minha banda preferida, lembro-me perfeitamente de fazer uma birra enorme para os ir ver quando vieram a minha zona, e de passar um verão inteiro a trabalhar e a juntar escudos para conseguir comprar não só o cd novo deles da altura (Only Pain Is Real), mas também um leitor de cds para substituir o meu velhinho e muito gasto walkman.
Mas as minhas memorias com Silence 4 vão muito mais longe sem duvida que os momentos que passava em casa ou no caminho para a escola a ouvir, foram tardes e noites e dias com os amigos em roda a conversar enquanto alguém mais habilidoso dedilhava a "Borrow", a "To Give", "Angel Song" ou a "My Friends" (que é provavelmente a minha favorita), enquanto eu acompanhava a cantar a plenos pulmões muito desafinado, visitas de estudo em que no autocarro se cantavam os clássicos, e ate me lembro de festejar a típica lição 100 na escola com a cassete dos Silence 4 a tocar e a animar a sala de aula. Confesso também que foram algumas as ceias de natal em que eu ficava no canto varias horas colado a ouvir Silence 4 e completamente abstraído da realidade.
Lembro-me ainda ter ficado completamente devastado quando uma amiga minha me contou que tinha visto que eles iam acabar, senti verdadeiramente que uma parte de mim ia deixar de existir. Eles acabaram mas as musicas continuaram sempre comigo todos estes anos, tanto que tive que comprar o "Silence Becomes It" novo porque no antigo já não se conseguiam contar os riscos que ele tinha.
Desde que eles acabaram que ficou sempre no ar que tinha que existir alguma coisa por detras do afastamento tão repentino da banda, falou-se imensas vezes numa zanga, numa procura de protagonismo por parte do David, e mesmo eu admito que durante muitos anos não podia ouvir falar nele porque para mim tinha mesmo sido ele a razão do fim da banda. Afinal sabe-se agora que acabaram desgastados e que continuam amigos, e esta serie de concertos agora em 2014 com pavilhões esgotados com varias gerações juntas a cantar as letras das musicas prova que mesmo depois do fim, a musica permanece para sempre eterna....

Com o coração apertado por sentir o fim mais uma vez perto ( e provavelmente desta vez definitivo) agradeço aos Silence 4 todos os momentos bons, e a ajuda a superar os maus, em que a musica deles esteve comigo.
Vão sempre eternos!!!! 







Silence 4, muito mais que uma banda... Reviewed by Mikael Gonçalves on 5.4.14 Rating: 5

Sem comentários:

All Rights Reserved by Movimento Electrico © 2014 - 2015
Designed by JOJOThemes

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.